O secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, confirmou, nesta terça-feira (16), que a prefeitura já assinou a carta de intenção para a compra de 4 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19, Sputnik V.
Segundo o secretário, a capital já cumpriu as etapas necessárias para adquirir os imunizantes, sendo necessário esperar as definições da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Governo Federal.
— Estamos aguardando a posição final da Anvisa. Precisamos também aguardar a definição se essas vacinas devem ser entregues ao Ministério da Saúde ou não.
O investimento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte é de cerca de R$ 200 milhões de reais, e os recursos para a compra das vacinas já estão assegurados no orçamento municipal. A expectativa do secretário é imunizar o maior número de pessoas no menor tempo possível.
— A vacina da Sputnik V é semelhante com as que já usamos. Vacinando todas as pessoas, não será mais necessário interromper as atividades comerciais da cidade. Vai continuar o uso da máscara, já que mesmo pessoas vacinadas podem adoecer.
Enquanto as doses da vacina russa não chegam o secretário faz um alerta para a permanência dos cuidados durante a pandemia da covid-19, principalmente neste momento de alta de casos e mortes.
— Até lá, esperamos que as pessoas se mantenham em casa, usem máscara e higienizem as mãos com álcool em gel. Façam todo o possível para evitar o contágio.
Belo Horizonte já aplicou, até esta terça-feira (16), 249.721 vacinas contra a covid-19, sendo 173.029 referentes à primeira dose e 76.692 referentes à segunda dose.
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 27°
Sol com muitas nuvensMín. 16° Máx. 26°
Sol com algumas nuvens