Quarta, 16 de Junho de 2021
[Portfólio] etiene.com.br STRICTO SENSU

Faculdade Católica de Rondônia e Seduc/RO formalizam parceria inédita para a formação de professores em nível de mestrado

O objetivo é formar professores atuantes nas escolas públicas estaduais e nas gerências da SEDUC/RO, pertencentes ao quadro efetivo do Governo do Estado.

21/05/2021 09h12 Atualizada há 4 semanas
63
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: ACM FCR
Divulgação
Divulgação

A Faculdade Católica de Rondônia (FCR) firmou uma parceria inédita com a Secretaria de Estado de Educação de Rondônia (SEDUC/RO) para formar 90 professores em nível de Mestrado, nas áreas de Letras e de Ensino de Ciências e Matemática. O objetivo é formar professores atuantes nas escolas públicas estaduais e nas gerências da SEDUC/RO, pertencentes ao quadro efetivo do Governo do Estado de Rondônia. (INSCREVA-SE AQUI)

De acordo com o diretor acadêmico da FCR, Prof. Dr. Pedro Abib, a oferta se dá por meio do Projeto de Cooperação Interinstitucional (PCI) firmado com a Universidade de Passo Fundo (UPF), que envolve a oferta de seis programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, nas áreas de: envelhecimento humano, odontologia, engenharia civil e ambiental, ensino de ciências e matemática, letras e em educação.

Esse PCI da FCR com a UPF representa um grande marco para o Estado de Rondônia e, agora, com a parceria firmada com a SEDUC/RO, os maiores beneficiários serão os seus professores, que terão custeio de suas mensalidades, desde que preenchidos alguns requisitos estabelecidos pela secretaria. Assim, após uma longa jornada de tratativas  e de um árduo trabalho de ambas as instituições, o Governo Estadual direciona esforços para dar cumprimento ao seu Plano de Educação do Estado (PEE), no eixo de formação de mestres e doutores.

“Atualmente, o quantitativo de professores formados em nível de mestrado e doutorado em Rondônia e na SEDUC/RO, de maneira especial, é muito baixo. Dos cerca de 11.500 professores, menos de 3% possuem pós-graduação stricto sensu”, informou o diretor da FCR, o Prof. Dr. Pedro Abib Hecktheuer. Acrescentou, ainda, que “essa realidade é preocupante demais quando realizada a comparação com os demais Estados da Federação e inclusive quando analisadas as metas do Plano Estadual de Educação (PEE) do Estado de Rondônia, em especial as suas metas 16 e 17”.

Por fim, o Prof. Pedro reiterou a relevância desta parceria, ao dizer que “só é por meio da formação de mestres e, posteriormente, de doutores que um país, uma região, um estado conseguem alcançar um desenvolvimento pleno. O esforço e o investimento que o Estado de Rondônia, por meio da SEDUC/RO, está empreendendo nesta parceria são fundamentais para se pensar em uma Rondônia mais justa e mais igualitária em um futuro próximo”.

INCENTIVO DO ESTADO

A parceria ora firmada recebeu o apoio incondicional do titular da SEDUC/RO, o Secretário Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, que recomendou aos docentes do Estado a participação no processo seletivo. De acordo com o Memorando Circular enviado às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), existem múltiplas transformações advindas da sociedade contemporânea, as quais compreendem as diversas dimensões existenciais.

“Muitas são as expectativas e exigências em relação aos sistemas educacionais, instituindo grandes responsabilidades às escolas e aos professores, que vivenciam um contexto de constante mutação e atualização. Na perspectiva de proporcionar novas práticas educacionais aos professores da rede estadual de ensino”, diz o documento que indica a inscrição dos candidatos às vagas ofertadas com as bolsas da SEDUC/RO.

De acordo com os termos da Portaria nº 2991 de 19 de maio de 2021, da SEDUC/RO, para obter o custeio/bolsa, o candidato deverá ser servidor efetivo e estável do Governo do Estado de Rondônia como professor nas áreas previstas como público alvo do Edital do Mestrado, além de ter que ser do quadro de servidor ativo e não se encontrar aposentado.

Ademais, a Portaria prevê que a SEDUC/RO será responsável por custear 90% (noventa por cento) do valor das mensalidades e o professor dará como contrapartida 10% (dez por cento), via desconto em contracheque, que para os primeiros doze meses representará para o professor apenas R$270,00 (duzentos e setenta reais).

INSCRIÇÕES

O professor interessado em ser contemplado com o custeio da mensalidade em qualquer uma das opções de curso de mestrado da parceria deve realizar a inscrição, até o dia 20 de junho, e pagar o valor correspondente de R$200,00 (taxa de inscrição).

DOCUMENTAÇÃO E PROCESSO DE SELEÇÃO

Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá enviar para o e-mail [email protected], até a data limite prevista para as inscrições, cópias digitais dos seguintes documentos: (a) Currículo Lattes, acompanhado de documentação comprobatória digitalizada (apenas dos itens elencados nas Fichas de Pontuação da Atividade e Produção Acadêmica, apresentadas nos Anexos 3 e 4 do edital); e (b) Memorial Acadêmico, abordando a trajetória acadêmica e profissional, indicando o tema de interesse para o desenvolvimento da dissertação; e (c) o comprovante de pagamento da inscrição.

A seleção compreenderá as seguintes etapas: análise do currículo (modelo Lattes) e entrevista individual.

Mais informações sobre o processo de seleção estão previstas nos Editais do Curso de Mestrado em Letras (Clique Aqui) e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (Clique Aqui).

MATRÍCULAS E ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

Após a divulgação do resultado final, os candidatos aprovados deverão realizar suas matrículas na secretaria da FCR e, posteriormente, firmar o Termo de Compromisso disponibilizado pela Gerência de Formação, Capacitação Técnica e Pedagógica da SEDUC/RO, conforme previsto na Portaria nº 2991 de 19 de maio de 2021.

As aulas devem começar no segundo semestre de 2021.

SERVIÇO

Os interessados em detalhamento sobre a área de concentração e as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação, a estrutura curricular, a duração, funcionamento acadêmico dos cursos oferecidos e Regimento Interno estão disponíveis para consulta na área de Pós-Graduação da FCR.

Para demais informações, fale com a equipe responsável no âmbito do PCI, através do e-mail: [email protected] e telefone: (69) 99247-8670 (WhatsApp). 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO
Atualizado às 22h01 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 32°

24° Sensação
8.8 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias