Quinta, 29 de Julho de 2021
[Portfólio] etiene.com.br MEIO AMBIENTE

Questões sustentáveis motivam reunião em benefício dos jaruenses

A vereadora Sol de Verão questionou sobre assuntos estratégicos, entre eles, a coleta seletiva do lixo e aterro sanitário

10/06/2021 10h11 Atualizada há 2 meses
52
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: DECOM
Divulgação
Divulgação

Constituir parcerias para executar ações que visem a melhoria da qualidade ambiental em Jaru. Com este  propósito, a vereadora Sol de Verão (DEM) esteve em reunião com o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Cleverson Barbosa, para uma conversa sobre os trabalhos voltados à sustentabilidade. O encontro ocorreu na quarta-feira (9). 

Preocupada com a temática, Sol de Verão questionou sobre assuntos estratégicos, entre eles, a coleta seletiva do lixo e aterro sanitário. “Estamos em busca de maior qualidade de vida de nossa população, principalmente nos contextos sociais, sendo este um dos compromissos de meu mandato, que é participativo”, lembrou a vereadora. 

Em resposta aos temas apresentados, Barbosa informou que o aterro está em fase de conclusão pela municipalidade. “A operacionalização é social”, disse ao ressaltar que há uma dificuldade de alinhar a coleta seletiva com os catadores de materiais recicláveis de Jaru.

“Atualmente, somente 20% dos materiais reciclados têm se transformado em renda. Temos que avançar, mas nossos catadores precisam se organizar para explorar o potencial ambiental e econômico que temos”, incentivou o diretor. 

RECICLA JARU

Sol de Verão apresentou um esboço do projeto “Recicla Jaru” que visa contribuir com o meio ambiente e a geração de renda aos envolvidos com a coletiva seletiva.

HORTA COMUNITÁRIA

Segundo a vereadora, muitas pessoas não sabem, mas há uma horta ecologicamente correta no município. Ela está situada na Linha 627, bairro Jardim Europa. “Esse projeto é da comunidade e tem como objetivo o fortalecimento de vínculos e a geração de benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais da comunidade”, detalhou Sol de Verão ao apresentar o projeto durante a reunião.

A horta em questão já está produzindo verduras, temperos, legumes e ervas fitoterapêuticas, evidenciando a importância de consumir produtos naturais, evitando assim o descarte de embalagem na natureza.

*colaborou Keli Gonçalves.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias