Sexta, 03 de Dezembro de 2021
31°

Trovoada

Porto Velho - RO

[Portfólio] etiene.com.br SAÚDE

Servidores do município são atendidos com serviço psicológico para superar traumas da pandemia

Projeto oferece humanização do ambiente de trabalho e tratamento em casos específicos

12/08/2021 às 11h32
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

“Re-tomar após o isolar”. Este é um dos projetos que está em andamento junto aos servidores da Prefeitura de Porto Velho. A ideia é promover ainda o cuidado e o zelo com o profissional do serviço público viabilizando iniciativas que promovam a humanização.

O projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e executado pela Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO). Neste primeiro momento, estão sendo atendidos todos os profissionais da Educação em três encontros de vivência e de escuta em preparação para a volta às aulas na rede.

Segundo Ana Cláudia Geraldes Magalhães, secretária-adjunta da Semad, há uma força-tarefa com a retomada dos projetos após a temporada que ficou suspensa por conta da pandemia. “A Covid-19 trouxe sequelas psicológicas para todo mundo como, por exemplo, o medo e o medo das perdas e do retorno ao trabalho, principalmente aos que atuam em ambiente escolar". 

Ela informou que a equipe multiprofissional da Semad desenvolveu uma metodologia exclusiva para aplicação do serviço de atendimento psicossocial para este público.

Nesta primeira fase, foi selecionada uma escola de cada zona da área urbana da cidade e uma da zona rural. O trabalho é focado na preparação do servidor que está se preparando para a volta às aulas presenciais. 

“Além disso, quem considera o seu caso mais grave e não teve condições de compartilhar o seu sentimento no grupo poderá buscar atendimento exclusivo e individualizado junto ao 'Plantão Psicológico e Escuta Humanizada' e, caso necessário, a equipe fará encaminhamento à rede de apoio disponível”, informou Ana Cláudia.

OUTRAS AÇÕES

Ações semelhantes já foram desenvolvidas junto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) e, em breve, será com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).  

PLANTÃO PSICOLÓGICO

A Semad disponibiliza a todos os servidores municipais o Plantão Psicológico, um ambiente para oferecer acolhimento breve e focal para quem passa por um período de sofrimento emocional decorrente das questões laborais. A ideia é, e sempre será, promover a qualidade de vida e saúde emocional.

 Para ter acesso ao serviço, é preciso realizar o agendamento prévio pelo site https://agendamentoonline.portovelho.ro.gov.br. O atendimento é ofertado nos períodos da manhã e tarde, na própria Semad (Rua Dom Pedro II, nº 826 – Centro). Outras informações ou dúvidas, pelo telefone (69) 98423-6412 (WhatsApp).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias