Sexta, 03 de Dezembro de 2021
30°

Muitas nuvens

Porto Velho - RO

[Portfólio] etiene.com.br TRABALHO

Município acolhe estagiários e cumpre papel social com qualificação e renda

Estudantes conquistam espaço na gestão da capital e ganham elogios pela dedicação

20/08/2021 às 18h42
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O acadêmico Tony Andrew Padilha da Silva estuda Sistemas de Informação e faz parte de um grupo de mais de 160 estagiários contratados pela Prefeitura de Porto Velho. Há cinco meses ele trabalha na Secretaria Municipal de Administração (Semad).

“É um desafio trabalhar no setor público. Além de contribuir para o desenvolvimento do município e da gestão, fico atento para aprender e aperfeiçoar novas competências a cada dia”, disse Tony.

Ele diz que há dedicação em tudo que faz e que o aprendizado na Semad é marcado por acolhida e apoio. “Isso é bom, sou ‘abraçado’ pelos secretários, gestores e diretores, que me proporcionam segurança e credibilidade. Todo o trabalho é revisado e aprovado por eles”, afirma.

A coordenação deste grupo é do Departamento Administrativo da Semad. De acordo com o diretor Paulo César Bergamin, a oportunidade de estágio na administração municipal é uma contribuição social e, neste momento, em plena pandemia, é uma via de mão dupla no enfrentamento das dificuldades de orçamento das famílias. “Sabemos das dificuldades das empresas privadas, que exigem conhecimento e experiência profissional dos seus colaboradores. Temos um grupo que já consegue sair daqui com essa bagagem”, destacou. Segundo ele, a força dos estagiários tem ajudado muito a municipalidade.

NÚMEROS

Atualmente, a Prefeitura tem em seus quadros 64 estagiários de nível médio e 199 de nível superior. Todos passaram pelo processo de Recrutamento e Seleção no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O contrato está em vigência desde 2017.

APRENDIZADO

A assessora especial de Relações Institucionais da Semad, Sheila Lucia Marques da Silva Farias Braga, explica que as contratações são condizentes com o que determina a legislação brasileira. “Do total de servidores municipais, 10% deles devem ser estagiários e estão distribuídos conforme a demanda apresentada de cada secretaria à Semad, que é responsável pelo gerenciamento do contrato com o CIEE”, destaca.

“O aprendizado é recíproco. Aproveitamos a mão de obra que estava desassistida. Este pessoal chega com disposição para o trabalho, garante agilidade nas demandas, pois está buscando conhecimento. Além disso, é cheio de novas ideias que podem ser aplicadas no âmbito do Município”, acrescentou Sheila Lucia.

EXPEDIENTE

O trabalho é remunerado com bolsas. Os estagiários de Nível Médio (a partir dos 16 anos) recebem R$ 550 e os de Nível Superior (a partir de 40% da carga horária do curso) R$1.150. Eles também recebem Auxílio Transporte e cumprem jornadas de quatro a cinco horas diárias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias