Domingo, 17 de Outubro de 2021
24°

Alguma nebulosidade

Porto Velho - RO

[Portfólio] etiene.com.br PESQUISA

Professor de Psicologia da FCR tem artigo publicado na revista Subjetividad y Procesos Cognitivos

O trabalho de pesquisa envolveu uma investigação para compreender os processos intersubjetivos na mediação de conflitos familiares

14/09/2021 às 08h33
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: ACM FCR
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Mais um trabalho de pesquisa científica de um docente da Faculdade Católica de Rondônia (FCR) foi aceito por uma revista internacional. Desta vez, o Profº. Zeno Germano de Souza Neto emplacou o artigo “Actos de habla en dos sesiones de mediación de conflictos en casos de custodia de hijos: Análisis con el método psicoanalítico Algoritmo David Liberman (ADL)”, na reconhecida revista “Subjetividad y Procesos Cognitivos”, que é focada em pesquisa na área da Psicologia.

O trabalho de pesquisa envolveu uma investigação para compreender os processos intersubjetivos na mediação de conflitos familiares, ou seja, após duas sessões em que se disputava a guarda de filhos.

 A análise, segundo o autor, ocorreu com o método ADL (David Liberman Algorithm) sobre os atos de fala dos participantes das sessões. “Trabalhou-se uma sessão que gerou concordância e outra sessão que não o gerou”, informou Zeno Germano. 

“Na sessão mal sucedida, as defesas mudaram para repressão e negação na parte final dos diálogos, o que entendemos que impossibilitou o diálogo construtivo entre os participantes, enquanto na sessão bem-sucedida, as mudanças devido à repressão e negação ocorreram no início e as condições de estados mais conscientes foram devolvidos às defesas na parte final da sessão, essenciais para que ocorra a concordância”, apresenta o resumo da pesquisa.

A pesquisa é fruto de estudos realizados pelo docente em Buenos Aires, entre os anos de 2010 e 2013. Para fazer a análise sobre o prisma da psicanálise, foi usado o marco teórico da teoria psicanalista do argentino David Maldavsky.

SERVIÇO

O título da publicação em português é “Atos de fala em duas sessões de mediação de conflitos em casos de custódia de crianças: Análise com o método psicanalítico David Liberman Algorithm (ADL)”. Para ler o conteúdo completo, em espanhol, acesse aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias