Sexta, 03 de Dezembro de 2021
30°

Muitas nuvens

Porto Velho - RO

[Portfólio] etiene.com.br Dia do Professor

Novas experiências no ensino são notórias na atuação do professor durante o período pandêmico

Ao longo do tempo foi elaborado um Plano de Retorno às Aulas Presenciais

15/10/2021 às 12h25
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A cada dia, desde meados de março de 2020, professores precisaram se reinventar para continuar a missão de contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos devido à suspensão de aulas presenciais. A Prefeitura de Porto Velho precisou construir, com o suporte de órgãos de saúde e atores envolvidos com a educação, um plano de contingenciamento através de um Comitê de Gestão e Decisão.

Com um árduo estudo, foi elaborado um mapeamento de riscos financeiros e administrativos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Elaboramos um planejamento para que o professor conseguisse ter a autorização de efetivar as suas aulas de casa (forma remota) com a instituição de uma resolução do Conselho Municipal de Educação (CME) e seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE)”, lembrou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

Os professores precisaram criar e desenvolver novas habilidades com metodologias ativas com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no planejamento e execução de suas aulas.

Durante vários meses, as aulas foram oportunizadas através da Plataforma “Escola Virtual”. Por lá, aqueles que possuíam condições de acesso à internet acompanhavam as atividades de forma virtual, e os demais recebiam em casa ou na própria escola os conteúdos impressos.

Neste tempo, houve a entrega de kits com merenda escolar para todos os alunos da rede municipal. Através do serviço de Busca Ativa, coordenado pela própria Semed, durante o período de aulas remotas 90% dos estudantes foram atendidos.

Ao longo do tempo foi elaborado um Plano de Retorno às Aulas Presenciais. Para o retorno, o prefeito Hildon Chaves determinou que todos os profissionais de Educação estivessem completamente vacinados.

“Essa foi uma prioridade instituída para que houvesse uma garantia e segurança para que o trabalhador voltasse sem o medo da covid-19. Isso nós já fizemos e esse planejamento de retorno pôde ser efetivado com o retorno no dia 16 de agosto”, disse Gláucia Negreiros em tom de comemoração.

“Muita festa aos profissionais, às famílias e aos alunos. Desde então, há um árduo acompanhamento permanente pela Semed em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para que possamos permanecer com essa segurança à vida de todos”, acrescentou.



REFORMA DE ESCOLAS E NOVOS APARELHOS

Para ampliar a cobertura de atendimento com mais ofertas de vagas, a Prefeitura de Porto Velho está atuando na ampliação de espaços escolares por meio da construção de novas escolas ou sala de aulas para creches ou pré-escola. “Já entregamos parques infantis a todas as unidades que atendem essa modalidade, além de novos mobiliários voltados à primeira infância”, lembrou.

O investimento em manutenção predial conta com recursos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Municipais (Profem) e é entregue diretamente aos Conselhos Escolares para aplicação. Há uma previsão de que, ainda neste ano, o valor de R$ 9 por aluno seja ampliado para R$ 15, proporcionando assim melhorias consideráveis nas estruturas destes ambientes escolares.

EDUCAÇÃO ESPECIAL


É importante destacar que, de todo o montante na rede que supera a marca dos 40 mil alunos, um total de 1.200 possuem algum tipo de necessidade especial. Para suprir essa demanda, a Prefeitura de Porto Velho também disponibiliza um professor de apoio ao professor titular (regente) para facilitar neste acompanhamento e suporte para que este aluno tenha as suas dificuldades de aprendizado mitigadas em seus anos iniciais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias