Sexta, 03 de Dezembro de 2021
31°

Trovoada

Porto Velho - RO

[Portfólio] etiene.com.br Praça CEU

População comparece e aprova 1ª edição do Sábado Solidário, na zona Leste

Ação foi para ofertar atendimentos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida

18/10/2021 às 11h02 Atualizada em 18/10/2021 às 13h09
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Ao saber que atendimentos e serviços gratuitos seriam ofertados à população da zona Leste, a moradora do bairro Três Marias, Maria José Rodrigues, preparou a documentação necessária e chegou cedo ao Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), para garantir a sua ficha, no sábado (16).

Maria José é uma das pessoas contempladas com as ações ocorridas durante o 1º Sábado Solidário, evento coordenado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) com o apoio de parceiros e diversos órgãos, além de empresários e voluntários.

“Eu vim buscar a atualização do meu Cadastro Único (CadÚnico), tirar a segunda via do RG e a primeira via do documento de meu filho”, informou a moradora. De acordo com ela, durante a semana é muito corrido, principalmente devido ao tratamento de saúde do filho. “Como no sábado a gente está em casa, e aqui era a oportunidade de um atendimento rápido, eu vim. Eu gostaria que tivesse mais atividades assim para atender a população mais perto de sua casa”, opinou.

Via Semdestur, o evento ofertou outros serviços à comunidade. Entre eles, orientação e emissão da Carteira de Trabalho (CTPS), entrada do seguro desemprego e serviços na área de beleza (esmalteria, corte de cabelo, design de sobrancelhas).

INTERAÇÃO

Já o adolescente Hudson Martins Cruz Júnior, de 14 anos, mora em um bairro próximo e aproveitou o chamamento para momentos de diversão e lazer. Ele, entre outras brincadeiras, pôde jogar tênis de mesa. “Eu gostei muito de poder brincar aqui. Já tenho o costume com esse tipo de brincadeira, pois jogo com alguns amigos, e aqui ainda conheci outras pessoas. Espero que aconteça mais vezes”, falou ele.

Outras modalidades esportivas foram viabilizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), como por exemplo: pebolim, jogos de argola, corrida com saco, vôlei, futebol, basquete, tenda da pintura, teatro de fantoches, entre outros.

BUSCA POR VACINA 

O Sábado Solidário também contou com a disponibilização de vacinas contra a gripe (H1N1) e covid-19. Com essa oportunidade, Marlúcia da Silva Bento, moradora do Socialista, que fica próximo à Praça CEU, correu em busca dos benefícios. Ela aproveitou e se vacinou com a primeira dose da Pfizer. “Aqui ficou mais fácil de vir e é mais próximo de casa. Após o cadastro, entrei e já fui vacinada”, disse ela. Além da vacina, Marlúcia aproveitou para realizar testes rápidos.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) levou outros tipos de atendimentos, como consultas médicas, exame preventivo do câncer de colo de útero (papanicolau), e orientações de higiene bucal.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizou a distribuição de mudas de plantas frutíferas à população. "Ações integradas como esta são muito importantes para a comunidade", reforçou o secretário Alexandro Pincer.

COMPROMISSO

De acordo com a secretária da Semdestur, Glayce Anne Barros de Souza Bezerra, as oportunidades visam ofertar atendimentos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, além dos serviços de educação, esporte e recreação. O evento iniciou às 8h e encerrou às 13h, ao som de muita música e apresentações culturais.

PARCEIROS

Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae/RO) foi possível a presença do Giro Empreendedor, a oportunidade de uma feira de artesanato e gastronomia. Além disso, o Banco do Povo prestou atendimento e esclarecimentos sobre a liberação de crédito (carta). Enquanto isso, a Defensoria Pública contribuiu com assistência jurídica; e a empresa Energisa prestou orientação e cadastramento de tarifa social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias