Quarta, 27 de Outubro de 2021
28°

Muitas nuvens

Porto Velho - RO

[Portfólio] etiene.com.br Exemplo

Porto Velho promove o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Com a adesão do Selo Unicef, Porto Velho avança rumo à certificação cedida pelo braço das Organização das Nações Unidas para a Infância e Adolescência.

27/10/2021 às 14h30 Atualizada em 27/10/2021 às 14h45
Por: ETIENE GONÇALVES
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Porto Velho promoveu na quarta-feira (27) o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, reconhecimento sob a coordenação do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância. O município saiu na frente na mobilização e tornou-se uma referência nacional com este tipo de evento. Várias autoridades e órgãos parceiros estiveram presentes no Teatro Banzeiros.

A coordenação do evento é uma responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), com o suporte da de Educação (Semed) e de Saúde (Semusa).

A Prefeitura assinou o termo de adesão para participar da edição do Selo 2021/2024 há cerca de três meses e espera, ao fim do período, melhorar os indicadores específicos nas questões de vulnerabilidades à criança e à juventude, além de ampliar as ações de políticas públicas a este público.

Presente no encontro, o vice-prefeito Maurício Carvalho, lembrou que há uma série de questões para debater, materializar e criar para a proteção a esse público. “É preciso combater a vulnerabilidade e ter essa atenção. Ele é como se fosse um ‘selo de qualidade’ das ações de nossas secretarias para cada vez termos mais qualidade de vida às nossas crianças e adolescentes”, comentou.

De acordo com Claudi Rocha, titular da Semasf, a Semed e Semusa formam um verdadeiro tripé da assistência social e, a atuação desenvolvida neste sentido só ocorre por haver uma dedicação e empenho dos seus gestores. “Nós estamos unidos para que Porto Velho estivesse na direção certa para o Selo Unicef. Então, várias reuniões de articulação foram viabilidades. Este não é um trabalho fácil e estamos de fato focados na missão de sermos uma capital exemplo para todo o Brasil”, enfatizou.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

“Essa ação do Selo Unicef em Porto Velho caminha de forma estratégica entre três secretarias de forma coletiva, democrática e intersetorial, principalmente. Ele fortalece iniciativas como, por exemplo, a de busca ativa escolar e resgate de alunos que, por um motivo ou outro, está se evadindo das nossas escolas municipais”, apresentou a secretária de Educação, Gláucia Negreiros, ao enfatizar que, mais uma vez, há um início de um trabalho que vise garantir a premiação e tornar-se destaque pela sua atuação de forma integrada.

BRAÇOS E MÃOS DADAS

Médica pediatra, a Secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Marilene Penati, lembrou-se da importância da credibilidade que o Selo Unicef oferta ao município. “A nossa saúde tem base na Educação. Pessoas esclarecidas adoecem menos regularmente e crianças educadas (com conhecimento), elas certamente serão adultos melhores e, esse é o grande compromisso”, disse ao reiterar que a Semusa está de braços abertos e de mãos dadas junto aos parceiros de fortalecimento das ações.

CONFIANÇA NA CERTIFICAÇÃO

Segundo Elizabeth Cavalcante, oficial de comunicação do Unicef, sediada em Manaus, há uma preocupação constante na busca de ações que oportunizem Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social.

“Em um Fórum, o primeiro em execução na Amazônia Legal, há a participação dos seus parceiros e órgãos para trabalhar iniciativas importantes e fortalecer parcerias. Aqui se fecha uma agenda que vai durar quatro anos e envolve a sociedade de forma geral. O nosso papel aqui é parabenizar o município por aderir ao Selo e ficar na expectativa da possível certificação internacional”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias