Sexta, 03 de Dezembro de 2021
31°

Trovoada

Porto Velho - RO

[Portfólio] etiene.com.br Liberdade

Bairro de Porto Velho é escolhido para evento-teste do Censo 2022

O questionário da amostra será aplicado em cerca de 1.200 domicílios em Rondônia

04/11/2021 às 12h41 Atualizada em 04/11/2021 às 12h51
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Na manhã de quinta-feira (04), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou da ação de lançamento do Censo Demográfico, em estratégia de teste promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em preparação para o Censo 2022. O local de aplicação escolhido, em Rondônia, foi o bairro Liberdade, na capital rondoniense. 

O teste nacional acontece nos meses de novembro e dezembro. Nesta etapa serão feitas as avaliações dos sistemas de coleta, equipamentos, abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19. Para Hildon Chaves, já há um atraso de dois anos na execução do mapeamento em virtude da pandemia.

“É importante o Censo, ele faz uma radiografia do nosso país, quantidade de pessoas, idades, homens e mulheres. Estamos aqui prestigiando essa iniciativa muito importante para o planejamento de políticas públicas diversas para atender o país”, destacou o prefeito.

DESENHO DA ESTRATÉGIA

De acordo com as informações do coordenador operacional do Censo Demográfico em Rondônia, Jorge Alberto Elarrat Canto, os recenseadores vão percorrer cerca de 1.200 domicílios, conforme o desenho elaborado pelo IBGE. 

“Vamos verificar com essa ação se toda a operação está correta para que a gente possa no ano que vem, no período de junho a agosto, fazermos de maneira efetiva o Censo 2022 e mapearmos quanto somos, onde vivemos, como vivemos, quais são as características”, disse ele ao lembrar que a pesquisa vai proporcionar a montagem do mais belo e completo retrato da sociedade brasileira.

José Alberto lembrou que, em todas as pesquisas do Instituto, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é absoluto. “Receba e abra as portas ao nosso recenseador para que ele possa fazer o melhor trabalho possível”, conclamou.

O TRABALHO

O planejamento de atuação do IBGE na ação teste está composto por sete recenseadores, que vão trabalhar uniformizados, com boné, colete, bolsa e máscara de proteção com a logomarca do IBGE, além de um aparelho, semelhante a um smartphone, para a coleta de informações. No colete, consta um crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.

SERVIÇO

Para saber mais, acesse o site https://censo2022.ibge.gov.br, do telefone 0800 721 8181.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias