Sábado, 22 de Janeiro de 2022 01:51
69 98133-2589
[Portfólio] etiene.com.br BALANÇO 2021

Agência de Desenvolvimento de Porto Velho destaca principais ações

Encontros setoriais, Amazônia +21 e Cadernos Técnicos são destaques

31/12/2021 15h15
61
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

Atrair investimentos e proporcionar melhoria no ambiente de negócios. Esses são alguns dos pilares de atuação da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), órgão ligado à Secretaria-Geral de Governo (SGG) da Prefeitura de Porto Velho. Em 2021, diversas ações foram utilizadas buscando o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Ao longo do ano, a ADPVH promoveu reuniões de planejamento e governança de ações da Prefeitura para a retomada pós-covid. As iniciativas levaram em conta a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae).

“Esse trabalho conta com o envolvimento, participação e monitoramento de resultados de todas as secretarias municipais nos eixos temáticos propostos. O nosso plano é preparar a cidade para a retomada da economia após esse período de baixa com a pandemia”, ressaltou o presidente da ADPVH, Marcelo Thomé.

Reuniões de escuta para alinhar estratégias foram realizadas com representantes de diversos setores do comércio, hotelaria e turismo, bares e restaurantes, educação, construção civil e lojista.

Encontros setoriais discutiram oportunidades de negócios na região Encontros setoriais discutiram oportunidades de negócios na região

ENCONTROS SETORIAIS

Em março de 2021, a Prefeitura iniciou uma rodada de 18 encontros com setores estratégicos da economia local. O objetivo foi ouvir propostas, captar oportunidades e definir políticas econômicas no pós-pandemia.

Até o mês de junho, o município ouviu representantes de setores como da construção civil, educação, turismo, hotelaria, vestuário, comércio, agropecuária, indústria de base, supermercados, saúde e beleza entre outros.

“São setores que contribuem diretamente para a retomada econômica do município, pois estão ligados à geração de emprego, renda e o desenvolvimento”, explicou Thomé.

AMAZÔNIA +21

Diversas reuniões foram promovidas com forte participação da ADPVH à realização do Fórum Amazônia +21 ainda em 2020 e, que neste ano, se tornou o Instituto Amazônia +21. A proposta é atuar no desenvolvimento sustentável e inovação no Norte do Brasil.

Cadernos técnicos buscam contribuir para a atração de investimentoCadernos técnicos buscam contribuir para a atração de investimento

“Negócios sustentáveis e desenvolvimento regional. Trabalhamos juntos na promoção de negócios que respeitam o meio ambiente e a natureza como um todo. Enfatizamos que a região Norte deve ser vista como principal agente de desenvolvimento sustentável do Brasil e da indústria verde”, enfatizou Thomé.

O Instituto Amazônia +21 conta com o suporte importante das Federações de Indústrias da Amazônia Legal, capitaneadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

CADERNOS TÉCNICOS SETORIAIS

A partir dos trabalhos executados em virtude do Amazônia +21, uma iniciativa estratégica foi desenvolvida pela Prefeitura: Cadernos Técnicos Setoriais, em oito volumes que avaliam e visualizam as possibilidades de grandes investimentos na Amazônia, sobretudo na capital rondoniense.

Os segmentos apontados nos estudos são: Agropecuária de Baixa Emissão; Bioeconomia; Biotecnologia; Concessões de Floresta; Energias Renováveis; Florestas Plantadas; Mineração Sustentável e Turismo Sustentável. Estes novos guias, na opinião de Thomé, reiteram a força sustentável e recursos em alto volume à região.

“Os conteúdos tratam de diretrizes para diversidade, inclusão e sustentabilidade econômica para atender demandas de um setor produtivo forte e promover uma atitude de ação local e global”, reiterou o presidente da ADPVH.

Os documentos estão disponíveis para consulta aqui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias