Sábado, 17 de Maio de 2025
22°C 33°C
Porto Velho, RO
Publicidade

Hurb traz levantamento de viagens em 2021 e aponta as tendências

O avanço da vacinação após quase dois anos de pandemia fez com que os viajantes priorizassem em 2021 destinos nacionais, como Maceió, Porto de Galinhas e Maragogi

25/01/2022 às 09h27 Atualizada em 25/01/2022 às 09h35
Por: Redação Fonte: ASSESSORIA
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Os dois últimos anos mudaram drasticamente a realidade da indústria de viagens e turismo. O setor que vinha há anos em constante evolução sentiu a grande transformação do negócio em 2020, quando a pandemia explodiu. Pensando nisso, o Hurb fez um levantamento interno para analisar os principais comportamentos dos viajantes, identificando como, a partir deles, podemos levantar as novas tendências para o segmento em relação ao comportamento de compra, consumo e hábitos dos brasileiros que começam aos poucos a retomar as viagens. Embora os modismos possam ir e vir, algumas tendências de turismo indicam a direção da indústria como um todo, e identificar e abraçar essas tendências é vital para permanecer relevante no futuro.  

De acordo com o relatório produzido em dezembro de 2021, os destinos nacionais mais vendidos em faturamento são:  Maceió (5%), seguido de Porto de Galinhas (5%), Maragogi (5%), Recife (4%), Natal (4%), Porto seguro (3%), Beto Carrero (3%), Gramado (3%), João Pessoa (2%) e Fernando de Noronha (2%). 

Entre os destinos internacionais, Cancún permanece no topo da lista com 11% no total de faturamento, Orlando aparece em segundo lugar (8%), seguido de Punta Cana (7%), Paris (4%), Roma (3%), Egito (3%), Playa Del Carmen (2%), Atenas e Santorini (2%), Pacote Toscana (Florença + Pisa + Siena + Pienza) (2%) e Lisboa (2%). “Com as restrições de viagens e requisitos de quarentena em vigor em certos países, junto com a ansiedade mais generalizada em torno das viagens internacionais, os viajantes estão em busca de destinos com praias e/ou que incluem pacotes variados voltados para a natureza e ao ar livre”, comenta Ionã Oliveira, head de Performance e Design no Hurb. 

O relatório aponta, mesmo num ano pandêmico, que mais de 300 mil pessoas viajaram em 2021. A grande maioria optou por destinos nacionais (90%), enquanto aproximadamente 10% viajaram para fora do país. “Com o avanço no processo de imunização contra a covid-19 no mundo e após quase dois anos de pandemia, tem despertado a vontade de muitas pessoas em voltar a viajar. Entre as tendências para os próximos anos, estão o ecoturismo e destinos que proporcionam a melhor experiência aos viajantes”, diz Ionã. 

Destinos mais procurados para viajar em 2022 e 2023 

De acordo com o Hurb, que levantou as novas tendências no horizonte para os próximos anos, os destinos mais comprados para o ano de 2022 são Orlando, que  aparece no topo da lista, seguido por Maceió, Recife, Cancún e Gramado. Para 2023, Orlando continua como queridinho para curtir as férias, seguido de Recife, Maceió, Punta Cana e Cancún. “Orlando é o destino mais procurado nos próximos dois anos. Com uma infinidade de atividades e um grande parque a céu aberto, temático, aquático, centenas de hotéis, museus e lojas, a Disney é um destino muito desejado pelos brasileiros e uma viagem para lá é o sonho de muita gente”, comenta o gerente. 

Quanto aos pacotes mais procurados, estão: ingressos para parques temáticos na Disney, ingressos de translado ida e volta de Catamarã para Isla Mujeres, em Playa Del Carmen, e ingressos para o show no Coco Bongo, em Cancún. “Em 2022, com menos restrições em vigor, muitas pessoas buscarão reverter os efeitos dos últimos dois anos em suas mentes e corpos. Por isso, acreditamos que os viajantes vão optar por pacotes e programas que visam reduzir o estresse, recarregar o corpo e restaurar a vitalidade e energia. 

Para 2022, especialistas dizem que a expectativa de vendas por pessoa será de 330 mil a 600 mil pacotes, no entanto esse número pode mudar dependendo da abertura dos destinos ainda afetados pela pandemia, das confirmações de formulário dos viajantes e da estratégia do Hurb para 2022. “Para os próximos anos, existe uma grande demanda do turismo incluindo destinos nacionais e internacionais com os mais variados pacotes. Entendemos que as viagens trazem aos brasileiros uma sensação de alívio, de relaxamento e até de prazer. Porém, todo cuidado é pouco e antes de embarcar rumo a um novo destino, orientamos os turistas a manter as medidas sanitárias durante todo trajeto da sua viagem”, ressalta Ionã. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Marcos J. T. Oliveira
Sobre o blog/coluna
é jornalista especializado em turismo; Profissional de Marketing e Gestor Cultural. Graduado pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduado pela Universidad Santo Tomas, Colômbia. Colaborou com as revistas Eventos, Checkin, HotelariaSP e os jornais Diário do Turismo, Panrotas, Estadão entre outros. É diretor da agência Redescobrindo Ideias & Eventos, assessor de imprensa de Curaçao para o Brasil e diretor de marketing na Câmara Belgo-Luxemburguesa.
Ver notícias
Porto Velho, RO
28°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

32° Sensação
1.61km/h Vento
76% Umidade
77% (0.86mm) Chance de chuva
07h21 Nascer do sol
07h03 Pôr do sol
Dom 32° 22°
Seg 33° 22°
Ter 31° 22°
Qua 34° 22°
Qui 34° 22°
Atualizado às 17h07
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,67 +0,00%
Euro
R$ 6,33 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 620,276,85 -0,37%
Ibovespa
139,187,39 pts -0.11%
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias