Terça, 17 de Maio de 2022
69 98133-2589
[Portfólio] etiene.com.br ASSISTÊNCIA SOCIAL

Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Porto Velho são assistidas pelo município

As ações do departamento seguiram as diretrizes preconizadas pela política nacional de assistência social

03/02/2022 12h39
72
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

O público feminino foi um dos principais alvos das ações de promoção e empoderamento socioeconômico durante o último ano. Foram dezenas de ações estratégicas executadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (DPPM).

Segundo a diretora do DPPM, Gina Brito, as ações do departamento seguiram as diretrizes preconizadas pela política nacional de assistência social e alcançaram cerca de 2.830 mulheres atendidas diretamente.

“As mulheres participantes do projeto encontram-se em vulnerabilidade social e, também, com registro de casos esporádicos de vítimas de violência doméstica, principalmente àquelas participantes da Feira da Mulher Empreendedora”, destacou.

A primeira ação ocorreu em março do ano passado, com a entrega de 200 kits de higiene pessoal e limpeza às mulheres cadastradas no DPPM. A ação se repetiu em maio, quando foram contempladas mais 120 pessoas.

De maio a dezembro do último ano, o município promoveu edições da Feira da Mulher Empreendedora. Em cada edição mensal, participam em média 50 empreendedoras locais que aproveitaram para expor e comercializar diversos produtos. O público visitante nestes eventos foi de cerca de 2.400 pessoas na capital e nos distritos de Porto Velho.

“De forma geral, obtivemos um grande avanço em 2021, onde muitas mulheres descobriram que seus talentos podem ser compartilhados para além dos muros de suas propriedades Elas se tornaram empreendedoras informais em vários ramos de atividades, saindo da condição de vítima para uma mulher empoderada em sua valorização pessoal, emocional e sustentabilidade financeira”, reconheceu Gina Brito.

OUTUBRO ROSA

Município promoveu a Feira da Mulher Empreendedora Município promoveu a Feira da Mulher Empreendedora

Diversas atividades foram desenvolvidas pelo DPPM no mês de outubro, como por exemplo, a abertura e decoração da campanha Outubro Rosa no prédio da Semasf, manhã de embelezamento para servidoras, pit stop com distribuição de kits com informações sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero, além de palestra às mulheres e atendimento psicossocial e Cadastro Único (CadÚnico). A agenda também contou com uma manhã de embelezamento com maquiagem e design de sobrancelhas.

A ação intitulada Rosa Pop Rua atendeu 25 mulheres em situação de rua com uma manhã de embelezamento. Além disso, receberam informações sobre o câncer de útero e de mama, brindes e alimentação.

A programação também contou com a realização de cadastros de mulheres para realização de exames de mamografia e preventivos na Carreta do Hospital de Amor. Mais de 80 mulheres também foram contempladas com palestra sobre autoestima.

FEIRAS ESPECIAIS

No mês de novembro, foi promovida a 1ª Feira das Mulheres Empreendedoras Venezuelanas com a comercialização de produtos. A ação aconteceu no Mercado Cultural com 40 participantes. Além dela, ocorreu a Feira do Amor, uma ação promovida para arrecadar fundos para ações sociais. As oportunidades foram de corte de cabelo, embelezamento fácil, CadÚnico, informativos e marmitex. O local escolhido para a ação foi a Comunidade Shalon.

PARCERIAS

Durante o ano passado, atividades esporádicas foram promovidas pelo DPPDurante o ano passado, atividades esporádicas foram promovidas pelo DPP

Durante o ano passado, atividades esporádicas foram promovidas pelo DPPM como, por exemplo, uma ação com palestras e embelezados no Centro de Convivência do Idoso, participação na programação da Semana da Consciência Negra, Roda de Conversa com o tema “16 dias de ativismo”, junto ao Conselho da Mulher, ambas em novembro.

Já em dezembro, o Departamento participou ativamente do Giro do Empreendedor, promovido pela Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), no Porto Velho Shopping. Ainda foi realizada a Feira da Mulher Empreendedora em parceria com a Associação de Moradores do bairro São Francisco, além da participação estratégica no Sine Itinerante nos bairros.

Gina Brito garantiu que as ações de políticas públicas, sob a responsabilidade do DPPM, tivessem o objetivo atendido. “O mais importante nisso é que conseguimos mensurar o bom resultado na mudança da condição vulnerável para mulheres mais ativas e dispostas a continuarem buscando seus ideais e sucesso”, completou.

Em virtude do período pandêmico, diversas ações projetadas não puderam ser realizadas enquanto perduravam os decretos restritivos, mas houve um atendimento positivo através de meios online e de visita presencial individualizada, seguindo os requisitos de segurança e saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias