Terça, 17 de Maio de 2022
69 98133-2589
[Portfólio] etiene.com.br ESPORTE

Porto Velho abre ano de atividades do programa Talentos do Futuro

Município espera alcançar mais de 1.800 estudantes de escolas públicas

19/02/2022 15h02 Atualizada há 3 meses
58
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

O programa de iniciação esportiva Talentos do Futuro iniciou oficialmente mais um ano de atividades. A cerimônia reuniu alunos, pais e autoridades políticas neste sábado (19), no Ginásio de Esporte Eduardo Lima e Silva, o Dudu, localizado na zona Sul da capital. A coordenação das atividades é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes).

O programa atende crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos. Na ginástica e no judô, crianças de 5 anos já podem participar. Hoje, esses jovens futuros atletas foram recebidos pelo prefeito Hildon Chaves, defensor do esporte como ferramenta de inserção social.

“O programa é referência nacional, sendo o único que conta com complementação alimentar e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Há um investimento pela Prefeitura no fomento do esporte e é de importância fundamental”, destaca o prefeito.

Prefeito destacou esporte como ferramenta de transformação social

Para participar, o aluno precisa apresentar bons rendimentos escolares e ser comprometido com a prática esportiva.

MODALIDADES

Estão disponíveis diversas modalidades, como, por exemplo, futebol de campo, basquete, futsal, karatê, taekwondo, balé, atletismo, handebol, capoeira, xadrez, judô e voleibol. Em 2022, a previsão é de que 1.850 alunos integrem o programa.

Segundo a titular da Semes, Ivonete Gomes, a gestão municipal está se esforçando a cada dia para profissionalizar os participantes no esporte. “Agora é o retorno das atividades, das aulas, em suas modalidades. Vamos aproveitar para entregar chuteiras e tênis arrecadados com a campanha ‘Natal das Chuteiras’ que vão contemplar aqueles alunos apontados pelos professores e sem condição financeira para comprar o calçado”, informa.

EFETIVIDADE

Durante a prática esportiva as crianças e adolescentes aprendem sobre disciplina e respeito, além de refletir diretamente no rendimento escolar. “Além disso, o Talentos do Futuro tem demonstrado efetividade no sentido do melhoramento no rendimento escolar, pois os pais precisam apresentar o boletim escolar todo bimestre, e é feito uma avaliação. Com nota baixa, vai para o banco de reserva e não participa de outras atividades e é encaminhado para atendimento junto à psicóloga”, acrescenta Ivonete.

Ivonete Gomes, secretária municipal de esporte e lazer

RESPONSABILIDADE

José Eugênio da Silva é pai de Eliane Oliveira, de 17 anos, uma das alunas integrantes da modalidade de natação há cinco anos. Ele reconhece o trabalho e incentiva a participação. “O esporte é saúde, é qualidade de vida, desperta interesse e faz com que o jovem seja sempre um talento para o futuro”, expôs.

DESCENTRALIZAÇÃO

As atividades acontecem de duas a três vezes por semana, nos núcleos de atendimentos esportivos, nos polos: Ginásio do “Dudu”, Quadra Poliesportiva Esperança da Comunidade, Quadra Poliesportiva Três Marias, Parque Aquático Vinícius Danin, Quadra Nacional, Academia Dragon e na Associação Jardim Santana.

APRESENTAÇÕES

Para marcar a abertura do reinício das atividades, os convidados puderam assistir a um desfile das modalidades e apresentação de ginástica rítmica. A programação ainda contou com os jogos de futsal (polo Dudu e polo Esperança) e de handebol pelas categorias Talentos e Másters.

REGISTROS

Estiveram presentes na cerimônia, Edilson Pacheco Pinheiro, secretário-adjunto da Semes, Vanderlei Silva, vereador e Ieda Chaves, primeira-dama de Porto Velho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias