Terça, 17 de Maio de 2022
69 98133-2589
[Portfólio] etiene.com.br ECONOMIA

Porto Velho está entre as 40 cidades mais empreendedoras, aponta pesquisa

Estudo analisou os 101 municípios mais populosos do Brasil

22/03/2022 08h48 Atualizada há 2 meses
133
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho
Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho

O município de Porto Velho figura na 37ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE/2022), obtido a partir de um mapeamento dos 101 municípios mais populosas do país e divulgado recentemente. A pesquisa foi desenvolvida pela Escola Nacional De Administração Pública (Enap), com o apoio da Endeavor Brasil, uma organização que atua para multiplicar o poder de transformação do empreendedor.

As informações adquiridas devem contribuir em curto, médio e longo prazo na economia local em eixos determinantes do empreendedorismo: Ambiente Regulatório, Inovação, Acesso a Capital, Infraestrutura, Capital Humano e Cultura Empreendedora, que foram os subgrupos com classificação e pontuação próprias.

Para o prefeito em exercício, Maurício Carvalho, a pesquisa contribui para melhoria do ambiente de negócios, principalmente na retomada da economia em virtude do período pandêmico.

“O ICE/2022 tornou-se, com o passar dos anos, um bem público. Por isso, gestores, pesquisadores e interessados no tema podem fazer uma análise na busca por melhorias nos eixos necessários aos ecossistemas de empreendedorismo. Muito nos alegra em saber que Porto Velho subiu no ranking, ganhando expressividade”, comenta Maurício Carvalho.

Maurício Carvalho destacou a evolução no ambiente de negócios da capital

Na última pesquisa, feita em 2020, Porto Velho estava na posição de número 85 no Índice.

EIXOS AVALIADOS

O presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Marcelo Thomé, destaca que sete eixos são considerados determinantes para a análise de Porto Velho. “Fomos mais bem avaliados no quesito Ambiente Regulatório, na 10ª posição, que demonstrou que há uma baixa burocracia durante todo o ciclo de vida da empresa: desde a abertura e liberação de funcionamento, passando pelo pagamento de impostos, até seu fechamento”, aponta Thomé.

Outra boa colocação de Porto Velho foi no quesito Inovação, no 26º lugar. Essa área leva em conta novas ideias colocadas em prática, a valorização de elementos à inovação tecnológica e suporte para a produção dessas inovações.

Depois, na 39º posição, foi o eixo Mercado, que avalia a atração de empreendimentos interessados em avançar as fronteiras locais em direção à exportação. Enquanto, o Acesso a Capital (disponibilidade de recursos para investir no negócio) está em 54ª posição, o que reforça um dos desafios dos empreendedores brasileiros.  

A questão Infraestrutura atingiu o 59º lugar. O item avalia as características estruturais de cada município, ou seja, o conjunto de componentes e serviços inter-relacionados que causam impactos positivos no sucesso dos negócios, sendo eles as rodovias estaduais e municipais, número de decolagens em, e distância até o porto mais próximo, acesso à internet, custo médio de energia, preço médio do m² e segurança pública.

Já o eixo Capital Humano, que avalia o acesso a mão de obra básica e qualificada dos colaboradores, atingiu o 75º lugar. Enquanto isso, o pior resultado foi para o item Cultura Empreendedora, ou seja, comunidade com baixa capacidade de compreender e usufruir de novas oportunidades, ficou no 82º lugar.

AVALIAÇÃO GERAL

“O ICE/2022 é uma fotografia da realidade local. A gestão municipal está trabalhando arduamente para atingir bons índices e melhorar o ambiente de negócios da cidade. A busca é constante por retornos monetários e não monetários, ou seja, estamos proporcionando mudanças eficazes a partir do desenvolvimento de políticas públicas fazendo com que haja uma melhor performance empreendedora”, conclui Thomé.

SERVIÇO

O estudo observou os dados de São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, Gravataí e, a menos populosa, mais de 285 mil habitantes. Os dados gerais do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE/2022) podem ser acompanhados aqui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias