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[Portfólio] etiene.com.br EDNEY COSTA SOUZA

Coordenador do curso de Administração da Faculdade Católica defende tese de doutorado

A pesquisa trouxe o título “Práticas Pedagógicas Impactadas por Remanejamento de Comunidades Ribeirinhas na Amazônia com Enfoque nas Escolas de Vila Nova de Teotônio e Riacho Azul”

30/03/2022 17h34 Atualizada há 1 mês
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Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: ACM FCR
Divulgação
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A Faculdade Católica de Rondônia (FCR) amplia o número de docentes com o título de Doutor em seu quadro. Na segunda-feira (28), o coordenador do curso de Administração, o agora Prof. Dr. Edney Costa Souza, defendeu a sua tese no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a FCR. A banca ocorreu na modalidade remota.

A pesquisa trouxe o título “Práticas Pedagógicas Impactadas por Remanejamento de Comunidades Ribeirinhas na Amazônia com Enfoque nas Escolas de Vila Nova de Teotônio e Riacho Azul” e, ocorreu dentro da linha de pesquisa “Prática Docente e Formação Profissional”. A orientação foi do Profº. Dr. Fabio Rychecki Hecktheuer.

De acordo com o autor, as discussões acerca de práticas pedagógicas impactadas por remanejamento de comunidades são incipientes. “Então, pesquisar sobre essa temática se torna um grande desafio, especialmente em comunidades amazônicas tradicionais. O estudo se propôs a conhecer as práticas desenvolvidas nas comunidades ribeirinhas que foram atingidas pelo reservatório da usina hidrelétrica no município de Porto Velho”, informa.

O pesquisador analisa os impactos nas atividades pedagógicas utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental das escolas ribeirinhas remanejadas das comunidades de Vila Teotônio e Riacho Azul para os reassentamentos de Vila Nova de Teotônio e Riacho Azul.

TÉCNICAS

Souza informa ainda que os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário semiestruturado e entrevista com os participantes. “A análise pretendeu conhecer os efeitos no ensino e ainda verificar até que ponto as práticas pedagógicas foram impactadas pelo processo de remanejamento de seus territórios de origem, para tanto, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que deve haver produção de novos conhecimentos para melhor entender essa realidade e uma possível mudança de cenário e de atitudes nas ações”, complementa.

BANCA

A Banca Examinadora foi formada, além do orientador, pelas Profas. Dras. Verônica Gesser (UNIVALI), Cláudia de Salles Stadtlober (UNISINOS),  Angela de Castro Correia Gomes (UNIR) e Tania Regina Raitz (UNIVALI).

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