Porto Velho ganhou, oficialmente nesta terça-feira (19), um reforço na indústria de grande porte. O prefeito Hildon Chaves prestigiou a inauguração de uma fábrica de argamassas. A empresa em questão pertence a um grupo que é líder mundial em produtos para o mercado de construção civil.
A empresa, que produz argamassas industrializadas, já tem há alguns anos um Centro de Distribuição localizado no bairro Cidade Jardim, na BR-364.
Na ocasião, o prefeito demonstrou gratidão aos líderes do grupo francês por acreditar em Porto Velho. “A nossa obrigação é oferecer todas as condições para que outras empresas venham gerar empregos, renda e, sobretudo, riquezas na nossa capital. O simbolismo desta instalação é muito grande por motivar a abertura de outros negócios com muitas potencialidades”, afirmou.
O empreendimento proporciona cerca de 30 oportunidades de emprego direito e centenas de forma indireta, através dos representantes locais da marca. “Rondônia agora decolou. A cada dia estaremos ocupando o nosso local, lugar de protagonismo de direito àqueles que abraçaram e fizeram suas vidas aqui nesta terra”, acrescentou o prefeito.
PRESENÇA ESTRATÉGICA
Há nove meses no Brasil, o espanhol Javier Gimeno, é o CEO do Grupo Saint-Gobain na América Latina. Ele descreveu a importância da nova unidade industrial e logística, que vai atender a diversas cidades da região Norte. O investimento na fábrica gira em torno de R$ 20 milhões.
“Vejo nesta região um enorme potencial de desenvolvimento. A prioridade é garantir uma densa capilaridade industrial no Brasil. Isso se traduz em proximidade com nossos clientes, melhor atendimento e menor custo. Para consolidar a posição de liderança no mercado mundial da construção civil leve e sustentável, a nossa atividade precisa estar em todas as regiões, estados e grandes cidades como Porto Velho”, disse o CEO.
ESTRUTURA
De acordo com a empresa, o terreno conta com 65 mil metros quadrados. Segundo Renato Holzheim, diretor-geral na Saint-Gobain Produtos para Construção, a unidade é moderna, atualizada com todos os requisitos de segurança e sustentabilidade e alta tecnologia empregada. “Nosso segmento vive um momento positivo e de bastante crescimento e trazer essa novidade para Porto Velho é algo de extrema importância para todos nós”, acrescenta.
Em breve, o grupo também deve iniciar a construção da nova fábrica da Brasilit, em área anexo ao empreendimento inaugurado. O prefeito disse que o município fará o possível para as obras iniciarem o quanto antes.
NÚMEROS
Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), mesmo em 2020 com a crise causada pela covid-19, o mercado imobiliário e a construção civil impulsionaram as vendas de 9,8% novas unidades residenciais no Brasil. Para 2022, a entidade aponta expectativas bastante positivas com o crescimento de 5% e 10% diante de uma alta de 3% do PIB.
REGISTROS
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Maurício Carvalho, do secretário municipal de Obras (Semob), Diego Lage, do secretário de Estado de Finanças, Luiz Fernando, e outras autoridades políticas e empresariais.
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 27°
Sol com muitas nuvensMín. 16° Máx. 26°
Sol com algumas nuvens