Terça, 17 de Maio de 2022
69 98133-2589
[Portfólio] etiene.com.br Campanha AMAzzonia

Acadêmico da Faculdade Católica participa de agenda internacional

O acadêmico Adriano Karipuna é uma liderança de um dos povos indígenas mais ameaçados do país.

11/05/2022 12h48
64
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: SMC
Divulgação
Divulgação

O acadêmico do curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), Adriano Karipuna, está na Itália a convite da organização sem fins lucrativos Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes (COSPE). Ele participa da agenda da Campanha AMAzzonia de defesa da floresta e dos povos da Amazônia, no período de 5 a 15 de maio, com encontros e eventos nas cidades de Roma, Florença, Parma, Milão e Lisboa.

“A minha vinda na Europa neste evento é para sensibilizar o mundo de que o Meio Ambiente e a floresta em pé (Amazônica) é o pulmão do mundo e segura as atrocidades com relação ao impacto ambiental e equilíbrio climático. Sobre os impactos, eu disse na minha intervenção, que isso só vai parar quando de fato cessar as invasões aos territórios indígenas, pois isso ameaça a vida como um todo”, relatou Adriano. 

O acadêmico é uma liderança do povo indígena Karipuna, um dos mais ameaçados do país. “Portanto, estará representando o modo de vida e a cultura dos povos indígenas da floresta amazônica, cuja identidade cultural se afirma também através do uso de adornos preparados com sementes e penas de aves, a exemplo do cocar”, disse em documento a vice-presidente da COSPE, Eleonora Migno. 

De acordo com a COSPE, a agenda internacional também tem entre seus objetivos apresentar outras culturas e promover o respeito da identidade cultural indígena para sociedades abertas e anti-racistas. 

AGENDA

O Encontro com Adriano Karipuna tem como tema “A luta indígena contra a destruição da floresta amazônica”. Ocorre em 13 de maio, às 15 horas, no Auditório Afonso de Barros, em Lisboa (Portugal). A introdução é de Hanmin Kim, doutorando em Antropologia (ISCTE/Nova FCSH) e a moderação é de Susana de Matos Viegas, antropóloga e investigadora ICS-UL. 

ORGANIZAÇÃO

O evento é promovido pela COSPE em colaboração com Change for Planet Florence, Município de Florença (Departamento do Meio Ambiente), Legambiente Nord Lombardia, Parco Milano, Universidade de Urbino Carlo Bo e Circoli Laudato Sì em Roma.

SERVIÇO

Para mais informações, acesse www.cospe.org.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias