Que tal a frase "ver e agir"?
No meio logístico, é bem comum que essa frase seja dita no dia a dia, principalmente quando algo fugiu do controle, e nenhuma ação foi tomada para, pelo menos, bloquear o problema.
Porém, isso muda quando falamos de gestão de pessoas. Em muitas empresas, principalmente as médio e grande porte, são colocados a disposição dos colaboradores, ferramentas como: pesquisa de clima, caixinhas de sugestões, programas de melhoria, entre outros meios de ouvir os funcionários.
Por isso vou falar hoje do Ouvir e Agir.
É bem comum, existirem em nossas equipes, um ou outro funcionário, conhecidos como por reclamarem de tudo e toda atividade passada. Na área de transportes, especificamente falando de manutenção, pode acontecer (mas não deveria) de faltar determinada ferramenta como um alicate ou alguma chave, e um colaborador usar aquilo como meio de descarregar algum tipo de descontentamento (ou "preguiça mesmo"). Depois você compra esse alicate ou chave, e ele passa a reclamar da qualidade. Você troca novamente por uma marca melhor, e a reclamação virá no tamanho da ferramenta.
Juro que cansei só de ler o que escrevi.
Bom, é certo que temos um problema com esse colaborador, e que em algum momento devemos tentar entender o que está acontecendo. Pode ser uma carência de supervisão e acompanhamento, ou algo que realmente está fora do normal, porém ele tem receio de informar a realidade do problema, por achar que, a liderança não dá a devida atenção aos problemas que levam ao baixo rendimento do setor.
A dica de hoje é bem simples. OUVIR E AGIR!
Sim, essa é a dica. Entenda que toda reclamação tem um fundamento, mesmo que seja o pior possível. E não adianta se enfurecer ou marcar o funcionário. É ouvindo e agindo, que você conseguirá entender o real problema de seu time. É ouvindo e agindo, que você conseguirá contar as velhas e ruins "muletas" que existem em basicamente todos os setores operacionais. É ouvindo e agindo, que você conseguirá fazer com que outros da equipe, não se tornem somente um "fórum móvel de reclamações".
Tenha ações imediatas para blindar os problemas relatados por seu time. E isso não significa fazer tudo o que eles pedirem, às vezes, é só uma falta de orientação, e isso, você deve ser capaz de fazer.
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