Digo com frequência nos cursos que ministro sobre PROPÓSITO e esse é o primeiro item que aparece na pesquisa. "As empresas orientadas para um propósito compreendem de maneira inerente por que existem e que são as melhores para servir ao cliente, independentemente do que vendem hoje". Por isso, as empresas que menos sofreram com a pandemia em 2020 foram aquelas que tinham claro, em todas as instâncias do negócio, que o foco continuava no cliente. Assim, buscaram soluções imediatas para atender novas demandas.
Um ponto interessante da pesquisa mostra o exemplo da Unilever. "To make sustainable living commonplace" – tornar a vida sustentável algo comum – já gera resultados reais dentro da empresa. Marcas que trabalham a questão da "vida sustentável" estão crescendo 69% mais rápido do que o resto do negócio e já representam 75% do crescimento da empresa.
Sabemos que grandes marcas trabalham em departamentos que muitas vezes não estão conectados diretamente, além disso, nem todos os funcionários aderem às questões ligadas ao propósito da marca. Ainda segundo a pesquisa, integrar propósito em uma empresa iniciante como as startups é mais fácil porque elas já podem nascer ligadas a isso e orientar seus colaboradores, um a um, desde o primeiro dia. Para marcas seculares a coisa é mais difícil, mas não impossível.
Construir conexão emocional com os clientes
Não é fácil, mas é possível. Cada sonho, desejo e aspiração de um cliente pode ser entendido pelas marcas como uma possibilidade de conexão emocional. Diga-se de passagem que esse tipo de conexão resulta em laços mais fortes. Recordo da teoria Jobs to be done que afirma que os mercados crescem, evoluem e se renovam sempre que os clientes têm uma tarefa (nova) a ser realizada. E quando sua marca está disposta a isso, ou seja, resolver a vida do cliente, a mágica acontece.
Em 2021, o desafio está em conviver com a instabilidade, com a rápida digitalização dos processos e com a virtualidade. Na outra ponta temos um consumidor mais desconfiado, inseguro, cansado do isolamento e querendo soluções cada vez mais rápidas para atender novas demandas. As marcas precisam tirar do vocabulário a frase: "isso não é comigo" e trocar pela frase: "vamos tentar resolver o seu problema". Busque reinventar sua marca, só não se esqueça do cliente como ponto central.
Visite meu site: www.etcdigital.etc.br
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 27°
Sol com muitas nuvensMín. 16° Máx. 26°
Sol com algumas nuvens