A Jamaica de olho no turismo internacional. Entre 11 e 13 de setembro, o destino recebeu o tradicional Jamaica Product Exchange (JAPEX), que já está na 33ª edição. Realizada no moderno Centro de Convenções de Montego Bay, a feira buscou fortalecer o turismo do país insular com reuniões do mais de 200 fornecedores locais com compradores, operadores turísticos e agentes de viagens de 20 países como os latinos: Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai, Peru, Paraguai e República Dominicana, além de República Tcheca, Polônia, Espanha, Estados Unidos e Índia.
“No ano passado, recebemos 3,3 milhões de visitantes e geramos US$ 3,7 bilhões em receitas. Mais importante ainda, os números recentes do Jamaica Tourist Board (JTB) indicam que entre Janeiro e Agosto deste ano, recebemos cerca de 2,77 milhões de visitantes, o que representa um aumento de 32,6 por cento em relação ao período correspondente do ano passado”, disse Edmund Bartlett, Ministro do Turismo. “Acho que tudo isto é um bom augúrio para o futuro da nossa indústria do turismo, pois esperamos que muitos novos negócios e exposição internacional resultem deste evento”, completou Bartlett.
Donovan White, Diretor de Turismo da Jamaica, falou sobre os avanços do país em 2023. Entre janeiro e agosto, o destino já teve um teve um aumento de 29,7% no número de chegadas via aeroportos referente a 2022. Os turistas que mais desembarcam na Jamaica são: americanos (72%), canadenses (13%) seguidos dos ingleses, caribenhos, latinos e asiáticos. Um ponto destacado durante o Jamaica Product Exchange (JAPEX) foi o calendário oficial de eventos da ilha, que oferece uma gama variada de atrações efervescentes. Ainda em 2023 acontecerão: o Jamaica Food and Drinks Festival, Treasure Beach Food, Rum and Reggae Festival, Anne 's Revenge e o Rum Festival. Para os próximos anos, um anúncio durante o evento foi o investimento de 70 milhões de dólares para ampliação do Montego Bay Sangster International Airport, um dos dois principais portões de entrada da Jamaica.
Jamaica de olho na América Latina
Um grupo de 26 operadores e jornalistas latinoamericanos também participaram do Jamaica Product Exchange (JAPEX) e visitaram alguns produtos como atrativos e resorts all-inclusive. "Como o JAPEX é o principal evento B2B da Jamaica, convidamos profissionais de diversos países para participarem de reuniões com fornecedores do destino. Assim puderam conhecer com seus próprios olhos e ter uma experiencia real para passar isso adiante. Quando não vivenciamos o destino é muito difícil vendê-lo. Por isso o convite. A Jamaica quer renovar o relacionamento com os emissores latinoamericanos, tanto que tivemos um roadshow recente por três nações da região.", finaliza Luciana Alonso, representante da Jamaica para América Latina.
__
Sobre a Jamaica: A Jamaica é a terceira maior das ilhas do Caribe e a maior de língua inglesa. Desde o amanhecer até o sol desaparecer no mar ao pôr do sol, o destino apresenta uma magnífica paleta de cores, um caleidoscópio de beleza que faz da ilha a joia mais preciosa da região caribenha. Oferece experiências e atividades únicas, paisagens impressionantes e gente acolhedora. A Jamaica é a terra do “All Right”. Sua cultura é conhecida e amada em todo o mundo por sua vibração e diversidade. Todos os visitantes que visitam a ilha não precisam de visto e devem ter passaporte válido e certificado internacional da vacina de febre amarela. Siga a Jamaica no Instagram: @visitjamaica .
Informações à Imprensa:
Escritório de Turismo da Jamaica no Brasil
E-mail: [email protected]
Mín. 23° Máx. 28°