A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) divulgou nesta terça-feira (6), a lista dos 50 selecionados para compor a nova turma do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais, por meio da parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), por suas respectivas instituições educacionais – a Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), conforme consta no Edital 002/24.
O curso tem como objetivo propagar o conhecimento acerca da Mediação e Conciliação Judicial, bem como de técnicas para mediar conflitos, qualificando os participantes na função de mediador e conciliador de conflitos, e contribuindo para a potencialização da cultura da paz e da eficiência da justiça.
De acordo com o presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, as aulas estão programadas para iniciar em 2 de setembro e encerrar em 6 de dezembro de 2024. Nesse período, é obrigatória a frequência mínima de 75% na etapa teórica para seguir para o estágio supervisionado, sob pena de desligamento do curso.
“O estágio supervisionado ocorrerá de 09 de setembro a 06 de dezembro de 2024, dividido em três etapas, nas quais os alunos aplicarão o aprendizado teórico em casos reais, desempenhando, necessariamente, os papéis de observador, co-conciliador/co-mediador e conciliador/mediador”, acrescentou ele, ao lembrar as regras previstas no edital.
Cronograma
A formação abordará mais de 10 eixos temáticos, entre eles: “Um Olhar Além das Aparências: A Subjetividade dos Conflitos”; “Teoria da Comunicação e Gestão de Conflitos”; “Panorama histórico dos métodos consensuais de resolução de conflitos na legislação brasileira”; “Negociação”; “Conciliação”; e “O papel do conciliador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação”.
CONFIRA A LISTA DE INSCRITOS
CONFIRA A LISTA DE SELECIONADOS
Resultado curso conciliadores OAB-EMERON- Mulheres
Resultado curso conciliadores OAB-EMERON- Homens
Mín. 22° Máx. 41°